6 razões para fotografar ao nascer do dia

Quem me segue já sabe que gosto de acordar cedo e tirar fotos ao nascer do dia. Prefiro captar os primeiros raios de sol da manhã, do que os últimos da tarde. É claro que acordar cedo custa e não passa pela cabeça de ninguém (a não ser pela minha, claro 😀 ), madrugar durante as férias!

Mas se ainda têm dúvidas porque é que devem fazer este sacrifício para terem fotos diferentes, eu dou-vos 6 razões:

  1. Há uma certa “mística” de manhã. O sossego das ruas, o nevoeiro noturno que persiste, os candeeiros que se vão apagando um a um, um pássaro que assobia, a natureza que acorda. E isto transmite-se numa foto?! Sim, claro, essa “mística” dá um toque diferenciador.

2. Há menos “concorrência”. Tens o espaço só para ti! Em locais muito turísticos, isto pode fazer a diferença entre fotos apinhadas de gente e fotos “limpinhas”, postais de visita. Quando fiz a foto seguinte só estavam mais duas pessoas na praia.

Phiphi, Tailândia

3. A “golden hour” oferece uma luz mais avermelhada e mais suave. E é possível aproveitá-la não apenas ao entardecer mas também ao amanhecer. E de manhã há sempre menos confusão, regra geral, o ambiente vai estar muito mais sossegado do que ao fim da tarde.

Phiphi, Tailândia

4. Há fotografias que funcionam melhor com o nascer do sol. Não sou muito boa em orientação e tenho até dificuldade em apontar o Norte. Mas na fotografia abaixo, tendo verificado na véspera que o sol não se punha na praia, pensei ” é porque nasce na praia”. Então, no dia seguinte levantei-me antes do nascer do sol para tirar esta foto:

Phiphi, Tailândia

5. Captar a vida local, o ambiente local sem turistas, com autenticidade (e com uma luz muito mais suave como já disse em cima).

Banguecoque, Tailândia

6. A temperatura é o último motivo, principalmente se a fotografia for feita num país quente! Vai ser muito menos “doloroso” fazê-lo pela manhã quando as temperaturas estão mais baixas.

Angkor Wat, Siem Reap, Camboja

Leave a comment